Com o objetivo de avançar ainda mais no cuidado com a saúde física e mental dos trabalhadores da indústria, o SESI/AC recebe, nos dias 9 e 10 deste mês, dois especialistas em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SESI: Thiago Endres e Georgia Antony. A ação faz parte do Projeto Integra, que visa fortalecer a estratégia nacional do SESI nesse segmento.
De acordo com Thiago Endres, neste ano o Integra tem três eixos principais, sendo um de capacitação, um de benchmarking com os Departamentos Regionais e um de assessoria/consultoria. “Nestes dois dias, estamos trabalhando dois produtos de abertura de portas: A Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI) e o Mentis 360. O primeiro é voltado para avaliação de profissionais da indústria em relação à sua saúde e bem-estar de um modo geral, e o segundo, de saúde mental”, detalhou o especialista.
Georgia Antony destaca que o Integra veio escutar e também aprender com o SESI/AC, considerando que o Regional tem uma estratégia muito peculiar de tocar o negócio de saúde e segurança do trabalho. Ela diz que levará boas ideias para o restante do país, especialmente no que diz respeito ao atendimento à pessoa física.
“Além disso, viemos trazer reflexões sobre como o SESI/AC pode atender, com as plataformas ASSTI, que faz uma vigilância em saúde, e o Mentis 360, que permite que o trabalhador possa identificar riscos de forma precoce e buscar um atendimento em saúde mental antes que o problema se agrave”, acrescentou Georgia.
Atendimento integral à saúde do trabalhador
A gerente de Segurança e Saúde para Indústria do SESI/AC, Rosemere Bezerra de Azevedo, enalteceu a importância do Projeto Integra, sobretudo no momento em que o Departamento Regional está implantando serviços de saúde mental e, desde o ano passado, iniciou atendimentos de saúde com médico da família, pediatra e clínico geral. Para 2025, iniciará o atendimento psicológico para o trabalhador da indústria e comunidade em geral.
“O Mentis e o ASSTI vão contribuir para que nossas ações sejam mais assertivas e alcancem os resultados que a indústria e os trabalhadores esperam, para que possam ter o autocuidado e um ambiente de trabalho mais saudável para todos”, pontua Azevedo.
A gerente enfatiza que o SESI/AC pensa na saúde do trabalhador de forma integral. “Temos nutricionista, pediatra, atendimento odontológico, médico da família – que avalia a saúde de forma transversal – fisioterapia, pilates, academia, entre outros serviços e especialidades para atender todas as necessidades e identificar como ajudar totalmente o trabalhador”, concluiu.