Proposta envolve todas as turmas e inclui palestras, lives, intercâmbio cultural, leitura e análise de livro, fórum de discussões e outras atividades
A cultura dos povos indígenas é tema de um projeto desenvolvido desde abril deste ano pela Escola SESI, em Rio Branco. O objetivo é oportunizar aos estudantes e à toda a comunidade escolar a percepção de outros grupos sociais auxiliando na construção de identidade, na atuação com o outro, na vida social, na preservação do meio ambiente e na construção de valores.
A proposta inclui palestras, lives, intercâmbio cultural, leitura e análise de livro, fórum de discussões e outras atividades. O projeto envolve turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Novo Ensino Médio e Nova EJA. “É de grande valia que saibamos os costumes indígenas, seus hábitos e rituais. Trazer isso para o ambiente escolar é desafiador, pois temos que desconstruir barreiras impostas pela sociedade em virtude do desconhecimento da cultura dos povos originários”, comenta a coordenadora do projeto Povos Indígenas, Lucinha Ferreira da Silva.
Segundo Lucinha, é essencial que todos tenham compreensão de que os povos originários têm regras, organização e que precisam ser respeitados. “É perceptível a desvalorização e o desprezo com as etnias pelo público urbano. Portanto, faz-se necessário apresentar a cultura embasado na Lei 11.645/08. Conhecer suas estruturas habitacionais e seus rituais nos remeterá à ruptura desta barreira inicial na instituição escolar e, consequentemente, alcançará a sociedade por meio dos alunos”, ressalta a coordenadora pedagógica.
Uma das atividades de destaque já realizada pelo projeto foi a roda de conversa com o pedagogo indígena Dasu Inu Bake Huni Kuin, evento mediado por Hanna Araújo, e que teve como tema “Identidade Indígena no Século XXI”. “Participar desse projeto tem sido uma experiência incrível. Já aprendi como os índios escolhem seus nomes, instrumentos e músicas que eles tocam e outras curiosidades que ampliam nosso conhecimento sobre a cultura desses povos”, comenta Helena Domingos Silva Araújo, de 6 anos, aluna do 1º ano A.
O projeto Povos Indígenas da Escola SESI segue até o mês de julho. No encerramento, serão realizadas apresentações das produções dos alunos em oficinas.