Consultor pedagógico alerta aos pais da Escola SESI sobre a importância da presença deles no desenvolvimento das crianças
Uma série de questionamentos marcou a palestra “A família e a escola: uma perspectiva de mudança”, realizada pela Escola SESI, na última quinta-feira, 15, no auditório da Casa da Indústria.
Segundo o consultor pedagógico Jhony Barboza, para o desenvolvimento da criança, não basta, apenas, boa escola, bons professores e bom material de ensino. “Vai além disto. Faz-se necessária a constante interação dos pais com os alunos e com o próprio colégio. Na verdade, estamos, a todo instante, reforçando o quão favorável é para a formação dos estudantes que essas duas importantes instituições - escola e família - partilhem valores comuns, que são os orientadores de suas ações educativas”, afirma.
Durante a palestra foi conversado bastante sobre como a participação da família no processo educacional dos filhos pode colaborar na formação educacional dos filhos de maneira decisiva para a construção de um bom aluno, bem como um cidadão consciente da importância de sua participação na sociedade.
Mesmo assim, é pequena a participação da instituição familiar na escola. Isso deve-se à falta de preparo para lidar com a vida escolar dos filhos e principalmente à uma cultura de que o colégio é responsável também por educar.
Na visão da coordenadora pedagógica do fundamental I, Joceli Silva, é importante destacar que a escola que os pais frequentaram não é a mesma de seus filhos. “O mundo evoluiu e com ele, as demandas das crianças e jovens. Desse modo é preciso atuar na mudança de perspectiva, esclarecendo para os pais sobre seu protagonismo no processo educacional das suas crianças”, avalia.