Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 15 de dezembro, em Cruzeiro do Sul, o SESI, em parceria com o SENAI, formou 46 alunos da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental e Ensino Médio. A solenidade aconteceu na sede da Unidade Integrada do Sistema FIEAC no Juruá.
A Nova EJA é uma modalidade de ensino que oportuniza a jovens e adultos vivenciar uma nova experiência metodológica que permite a validação de saberes adquiridos na educação formal, informal e não formal e nas experiências de vida e trabalho, certificando assim competências relacionadas ao currículo escolar.
São pessoas como Amarilio de Souza da Silva, de 39 anos, que recebeu seu certificado do Ensino Médio durante a solenidade. Ele diz que não conseguiu concluir os estudos quando era mais jovem e depois ficou difícil retornar para a sala de aula. “Eu vim de outro município e sempre era complicado reaver minhas notas escolares. Foi então que, um dia, passando em frente à Unidade Integrada do Sistema FIEAC, vi uma faixa divulgando matrículas abertas para conclusão do Ensino Médio da Nova EJA. Entrei, me informei e consegui me matricular”, contou o aluno.
Amarilio revela que não foi fácil conciliar trabalho com os estudos, pois o ano foi bastante corrido, no entanto, com grande esforço e dedicação, o seu objetivo foi alcançado. “Tudo deu certo, pois o SESI é uma instituição nota 10, merece o reconhecimento de toda a sociedade e foi, com toda certeza, a melhor escola que já coloquei meus pés. O SESI realiza sonhos”, comemorou.
Em seu discurso, a gerente da Unidade Integrada SESI SENAI, Perla Borges, parabenizou os formandos, educadores e equipe de apoio. “Somente a educação pode transformar a vida de tantas pessoas e levar a uma trajetória de sucesso com grandes desafios vencidos. Esse é o papel do SESI e do SENAI. Por isso, temos esse sentimento de vitória, de superação e de alegria para festejar essa conclusão de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, salientou.
Também participaram da solenidade a coordenadora pedagógica, Áurea Costa Oliveira Muniz; representantes das secretarias municipais de Educação, de Cultura, professores e familiares dos formandos.