O Centro Educacional Marília Sant’Ana, com o intuito de estimular o protagonismo, a cultura do empreendedorismo e da consciência social de estudantes, promoveu durante todo o ano ações de projetos da Organização das Nações Unidas – ONU.
A organização lançou em 2015 o desafio aos seus 193 Estados-membros, incluindo o Brasil, de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. A agenda 2030, formada pelos chamados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), surgiu como uma espécie de provocação para o mundo inteiro, com a intenção de reunir forças globais em busca de um caminho mais sustentável.
De acordo com a coordenadora do projeto ODS, Luciana Cristina, as ações do programa alinha ensino e estratégias para enfrentamento de desafios futuros.
“A Escola Sesi é uma escola atenta e preocupada com o desenvolvimento social e sustentável, por isso, busca trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável com os nossos alunos. Desenvolver os objetivos é de suma importância para toda a sociedade, pois através deles se busca trabalhar, por exemplo, a erradicação da fome, da pobreza, visando uma discussão de grandes organismos mundiais para que possamos viver em um mundo melhor”, pontuou a coordenadora.
A aluna Lais Vitoria,15 anos, 9º ano, participou do projeto e afirma que trabalhar os objetivos do ODS, possibilita o fortalecimento das ações e o desenvolvimento de ações sustentáveis.
“Cuidar das fontes de energias renováveis é permitir um ambiente em que todos possam desfrutar da melhor forma possível do nosso planeta. Hoje, nós enfrentamos sérias consequências climáticas devido ao aquecimento global, isso devido as pessoas não terem noção do consumo excessivo da energia que se utilizam. Então, o projeto trabalha com os alunos esse tipo de energia e ajuda a aprimorar a conscientização e o modo de vida das pessoas”.
Premiação
Na oportunidade, aconteceu a premiação para a melhor desenho através da criação da identidade visual do projeto na escola. João Gustavo Castro, 14 anos, 8º ano, ficou com o 1º lugar no concurso com a arte onde liga todos os 17 objetivos em círculos.
“Para fazer o desenho, eu me inspirei no desenho clássico. Fiz o desenho em forma de círculo com todos os objetivos em ordem cronológica do 1 ao 17, depois incrementei com alguns detalhes, deixando-o mais realista. No centro tive a ideia de uma lâmpada de led, para que fosse possível falar sobre sustentabilidade, primordial para o cuidado com o meio ambiente”, explicou o estudante.
Além da premiação a programação de encerramento do projeto rendeu diversas apresentações culturais com danças, músicas, ginástica entre outros.