A direção da Escola SESI, em Rio Branco, apresentou, no dia 22 deste mês, o Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE) ao corpo docente e demais colaboradores da instituição. A iniciativa tem como propósito aperfeiçoar os processos escolares, otimizar os custos e garantir sua sustentabilidade, bem como melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.
A apresentação foi conduzida pela diretora da Escola SESI, Maria Regiana Araújo, que fez uma retrospectiva das origens do programa e destacou sua importância. “O PSGE é desafiador e de grande expectativa para o crescimento e aperfeiçoamento do modelo de gestão escolar, com uma metodologia que contempla as seguintes áreas estratégicas: liderança e planejamento pedagógico; gestão administrativa e financeira; desenvolvimento profissional; relacionamento com alunos, pais e comunidade e gestão de resultados”, ressaltou.
A analista em Educação, Rita Maria Vasconcelos, faz parte do grupo de trabalho do PSGE e enaltece a iniciativa do Departamento Nacional do SESI em desenvolver um programa voltado para melhoria da gestão, envolvendo toda a comunidade escolar, desde pais, alunos, professores e demais colaboradores.
A próxima etapa do programa irá contemplar um diagnóstico da situação atual da Escola SESI, por meio de um questionário enviado à comunidade escolar. O material coletado servirá de base para elaboração de um plano de melhoramento para os pontos críticos que serão elencados no questionário visando à melhoria da gestão escolar.