Com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização das habilidades de escritas e expressão visual dos alunos, incentivando o desenvolvimento criativo e o aprimoramento das competências comunicativas, a Escola SESI realizou, na noite de sexta-feira, 1º de novembro, solenidade de premiação do projeto de leitura “Ler e escrever, muito prazer”.
A escola recebeu mais de 600 trabalhos, entre os alunos do Ensino Fundamental (Anos finais) e Ensino Médio e selecionou 90 trabalhos para a premiação que foram divididos em 10 categorias: documentário, reportagem de vídeo, filme-carta, desenho, folder, tirinha, artigo de opinião, crônica, poema e conto.
De acordo com a Gerente de Educação da Escola SESI, Suzi Maria de Oliveira, o projeto já faz parte da rotina pedagógica, mas a premiação atrai ainda mais o interesse dos alunos para desenvolver hábitos de leituras e escritas. “O projeto é importantíssimo porque promove nos nossos alunos o incentivo à leitura e à escrita. O aluno com hábito de leitura passa a estruturar melhor o texto, cria novo vocabulário e conhece mais do mundo, conseguindo se expressar melhor e ser ouvido”, destacou.
A Coordenadora do Ensino Fundamental II, Melissa Abrandes, afirma que a premiação valoriza a criatividade dos alunos. “O concurso de escrita e expressão visual abrange tanto o Ensino Fundamental II, quanto o Ensino Médio, e veio para premiar os alunos que mais se destacaram nessas áreas e assim potencializar o desenvolvimento educacional nessa fase”.
Para a Coordenadora do Ensino Médio, Fernanda Alves Nobrega, além do desenvolvimento da comunicação, o projeto contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico entre os alunos. “Esse projeto já tem uma história na Escola SESI e visa desenvolver toda essa parte da comunicação, da socialização, do resgate da história, leva nossos alunos a mergulharem no mundo da literatura e expressarem suas ideias, tendo um pensamento crítico, desenvolvedores de histórias e acima de sendo os verdadeiros protagonistas”, pontuou Nobrega.
Júlio Carvalho, do 9º ano, foi um dos premiados na categoria folder e falou da emoção em receber o primeiro lugar entre tantos outros inscritos.
“Eu estou bem emocionado com o primeiro lugar, não imaginava que era possível ganhar, mas eu me esforcei muito. Utilizei de muita criatividade e pesquisas de outros trabalhos e com isso eu consegui o prêmio”, celebrou.
O projeto contou com a participação de todos os professores da área de Linguagens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, os quais desempenharam um papel significativo nas produções para as inúmeras categorias que o projeto dispõe, fazendo mediação desse aprendizado e incentivando as produções com apoio aos alunos.