Evento reuniu equipes docente e pedagógica em preparação para o ano letivo de 2025
O Centro Educacional Marília Sant’Ana – Escola SESI realizou, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, em Rio Branco, a 8ª Jornada Pedagógica, que teve como tema “Pertencer: construindo laços, transformamos vidas”. O evento reuniu equipes docente e pedagógica em preparação para o ano letivo de 2025, que terá início na segunda-feira, 10 de fevereiro.
O primeiro dia de programação da 8ª Jornada Pedagógica começou com acolhida que contou com a presença do superintendente do SESI, João César Dotto; da gerente de Educação, Suzi Maria de Oliveira; e da diretora da Escola SESI, Maria Regiana Araújo. Em seguida, foram proferidas palestras pelo psicólogo Adailton Gadelha, que abordou o tema “Despertar para a qualidade de vida e a autorresponsabilidade quanto à saúde”, e pelo psicólogo Luís Eduardo Ferreira, com o tema “Pertencer: construindo laços, transformamos vidas”.
Ainda no dia 5, no período da tarde, foi realizada uma oficina de Estruturação do Plano de Ensino Individualizado (PEI) como ferramenta de inclusão, conduzida pela Coordenação de Educação Especial Inclusiva e pelo Núcleo de Formação Docente e Mentoria.
Na quinta-feira, a programação contou com a presença especial de Fernando Lauria, neurocientista com graduação em Odontologia e Pedagogia, especialista em Neurociência da Educação, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e MBA em Gestão de Pessoas. Em sua palestra “Introdução à Neurociência da Educação”, ele destacou a importância de entender como o cérebro funciona, para, a partir disso, haver mais assertividade dentro das práticas na sala de aula.
“Fizemos essa introdução à neurociência, depois conversamos sobre como se dá o processo de aprendizagem desde a primeira infância até a terceira idade, e partimos, de forma mais focada, para questões voltadas a práticas pedagógicas baseadas em neurociência e a necessidade de entender o cérebro que possui alguma atipia, de pessoas com deficiência, para promovermos, de fato, a inclusão”, frisou Lauria.
DESAFIO – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e do Conselho Regional do SESI, José Adriano, fez questão de prestigiar o evento. Ele parabenizou a direção, docentes e demais colaboradores da Escola SESI e garantiu que seguirá empenhado em melhorar o ambiente de trabalho com novos investimentos. “Precisamos continuar evoluindo e o desafio é que a nossa escola seja a melhor da Região Norte”, assinalou.
Como recurso didático e pedagógico para incrementar suas práticas em sala de aula, os professores foram presenteados, por iniciativa do Departamento Nacional do SESI, com um notebook. Nesta sexta-feira, 7, dia de encerramento da Jornada Pedagógica, foi realizada a validação do Calendário Escolar 2025 e o Planejamento Pedagógico. De acordo com a diretora da Escola SESI, Maria Regiana Araújo, a 8ª edição da Jornada Pedagógica teve como proposta convidar os professores e colaboradores de maneira geral para fortalecer o pertencimento institucional.
“Dentro da Jornada apresentamos o desenho de 2025. Construímos, de forma conjunta, trazendo o propósito da instituição, fizemos a validação do calendário de atividades do ano e o planejamento pedagógico. Estamos prontos para fazer um ano letivo brilhante e com resultados extraordinários”, salientou Regiana.
A 8ª Jornada Pedagógica da Escola SESI foi também prestigiada por representantes do Conselho Estadual de Educação, como a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria de Fátima Miranda de Lima; a assessora Técnica Pedagógica, Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva; e a chefe da Divisão de Formação Especializada, Ademílcia da Silva Grana.