A Escola SESI realizou, entre os dias 1º e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024, com diversas atividades e foco na afetividade. A programação contou com acolhida aos professores e estagiários, participação de representantes do Departamento Nacional do SESI, assim como oficinas, treinamentos, dinâmicas e palestra do renomado professor mestre, Vasco Moretto.
A jornada iniciou com acolhida aos docentes e estagiários. No dia seguinte, foi realizada uma oficina sobre afetividade. O terceiro e quatro dias da programação tiveram mediação dos representantes do Departamento Nacional do SESI, André Alcântara e Claudinéia Regina, que abordaram a importância do Núcleo de Formação e Mentoria, realizaram oficinas para uso das ferramentas tecnológicas, Avaliação de Aprendizagem e oficinas por área de conhecimento.
No dia 7 de fevereiro, no auditório da FIEAC, foi proferida a palestra do renomado professor mestre, Vasco Moretto, que abordou o tema “Avaliação da Aprendizagem: a ética de um novo tempo”. Ele ressaltou que o objetivo foi repassar aos docentes e demais participantes o conceito básico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é ser competente.
“O que é ser um professor competente? Competente para quê? Para ensinar e para avaliar. Avaliar o quê? O que o aluno aprender. São três palavras chaves: ensinar, aprender e avaliar. Então, dentro da linha da BNCC, da escola moderna, na escola atual, o que significa cada uma dessas coisas? E essa é a reflexão que vim trazer”, enfatizou Moretto.
Também no dia 7, já no período da tarde, foi realizada oficina com o tema “Planejando a Educação para o desenvolvimento de competências”. Na quinta-feira, dia 8, a programação foi voltada para a Educação Especial e Inclusiva, com relato de ações inclusivas, oficina de orientações e adequações curriculares para a inclusão de estudantes com dislexia e TDAH na rotina escolar, entre outros. No encerramento da Jornada Pedagógica, houve a validação dos calendários escolares 2024 por segmento.
De acordo com a diretora da Escola SESI, Maria Regiana Araújo, não dá mais para fazer educação sem afeto e amor. “Por isso, escolhemos esse tema. Foi uma jornada extremamente proveitosa, com a participação dos representantes do SESI Nacional, palestra de excelência do grande mestre Vasco Moretto, entre outras importantes atividades como o planejamento de ações para a Educação Especial e Inclusiva. Estamos prontos para fazer de 2024 um ano de muito aprendizado na Escola SESI”, destacou.
Para o superintendente do SESI, João César Dotto, a instituição de ensino tem demonstrado muito respeito, carinho e dedicação com seus profissionais. “Isso reflete diretamente na qualidade de atuação do SESI. Temos que estar preparados para um ano de muito trabalho. São 1, 1 mil alunos matriculados e estamos preparando a Escola SESI de Referência do Novo Ensino Médio, um compromisso para o próximo semestre e precisamos do empenho de todos”, ressaltou Dotto.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e do Conselho Regional do SESI, José Adriano, fez questão de participar da programação da Jornada Pedagógica. Ele cumprimentou os profissionais e falou da grande responsabilidade de cada colaborador da Escola SESI em virtude da confiança depositada pelos pais e alunos.
“Educação é reciprocidade, empatia e precisamos tornar isso realidade na vida das crianças, adolescentes e pais. O esforço da direção da Escola SESI é grande para abraçar a todos. Vistam a camisa do ensino de qualidade. Temos muitos desafios e por isso implementamos o Novo Ensino Médio, buscando melhorar todos os dias. Estamos nos esforçando para garantir uma estrutura de qualidade aos profissionais e alunos, pois a excelência é uma marca do SESI”, assinalou José Adriano.