Ação é voltada para alunos do Funcional Kids e concilia atividade física e orientação nutricional
O Centro de Promoção da Saúde do SESI está desenvolvendo o projeto ‘Criança Ativa’, voltado a alunos da turma do Funcional Kids com ações que conciliam atividade física e orientação nutricional. A proposta foi criada após os profissionais observarem que os treinamentos não estavam alcançando os objetivos esperados, como a perda de peso por parte de algumas crianças e adolescentes.
Segundo o professor Ramon Oliveira Ferreira, foi necessário realizar uma ação integrada voltada ao bem-estar das crianças. “Somente os exercícios físicos não estavam surtindo o efeito que desejávamos. Então, trabalhamos em parceria com o nutricionista Inauã Rodrigues, realizamos avaliação física para sabermos o percentual de gordura de cada aluno e entender cada biotipo para obter melhores resultados. E hoje estamos desenvolvendo uma proposta com o objetivo de passar também para as crianças e seus pais a importância de alimentação saudável”, comentou.
Segundo ele, a intenção é que, com o trabalho desenvolvido, as crianças adotem hábitos saudáveis para quando chegarem à fase adulta não tenham doenças como diabete, obesidade e outras enfermidades. “Além de planejarmos exercícios personalizados e ideais para cada criança, estamos também trabalhando na prática receitas como salada de frutas, sanduíche natural e iogurte com cereais para que insiram em suas refeições”, destacou o professor de Educação Física.
PAIS ENTUSIASMADOS – Os resultados do projeto estão animando os pais dos alunos. Gleyciana Damasceno, mãe de Alberto Damasceno, diz que o filho tem dificuldade na alimentação e que a proposta irá ajudá-lo. “Ele foi diagnosticado como pré-diabético e com essa dinâmica poderá mudar realmente os hábitos”, comentou.
Já Allyne Omar, mãe do aluno Geison Henrique, vê o projeto como extremamente importante. “Henrique teve curiosidade de provar os alimentos. Em casa, ele não tem a aceitação em mudar a alimentação. Depois do projeto, ele quer levar sempre para o lanche da escola. Só temos que parabenizar o SESI pela organização e pelos bons resultados”, frisou.
Katiucia Araújo, mãe de Augusto de Melo e de Agatha Vitória, ressaltou que também está muito feliz com a iniciativa. “Vejo o quanto isso ajuda as crianças a olharem para os alimentos de outra forma e também eles ficam curiosos para experimentar alimentos novos”, salientou.