09 Outubro 2017 In Notícias

Alunos da Escola SESI apresentam resultado de projeto desenvolvido em parceria com Sebrae, que ensina noções de gestão de negócio e para a vida

Boate, cinema, locadora de games eletrônicos, artesanato, lanches, brinquedos e muita criatividade foi o resultado da 4ª edição do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), apresentado pelos alunos da Escola SESI Centro Educacional Marília Sant’Ana, no último sábado, 7 de outubro. Considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida, o projeto é uma solução de educação realizado em parceria com o Sebrae Nacional.

“Queremos, com esse projeto, possibilitar que nossos alunos passem a ter práticas empreendedoras, não somente na vida escolar, mas em sua vida fora da escola. E, também, que eles não visem somente a objetivos financeiros, mas aos sociais. A gente percebe o quanto eles mudam de comportamento, principalmente no grupo de empreendedorismo social, quando os alunos se reúnem para promover a autoestima e bem estar de outras pessoas”, explica Maria Regiana da Costa, diretora da Escola. De acordo com ela, as turmas, em comum acordo, decidem o que fazer com o dinheiro arrecadado. “Às vezes fazem até uma festinha no final do ano”, destaca.

“Quero continuar a empresa do meu pai”

A aluna Ana Ester, do 6º ano, afirma que a experiência é muito divertida. Neste ano, seu grupo colocou como meta vender mais lanches do que no ano passado, alcançando o valor de R$ 200. “Quando eu crescer, quero continuar a empresa do meu pai. É muito legal o que o SESI está fazendo por nós, ensinando a administrar o próprio negócio”, elogia. Hélio Lopes, pai de um dos alunos, afirma que a atividade é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. “É muito interessante despertar o empreendedorismo nas crianças logo no início de suas vidas, quando estão em princípio de formação educacional. Aplicar isso no ensino de forma natural ajuda a desenvolver as crianças desde cedo, como um processo natural, melhorando sua desenvoltura até mesmo na comunicação”.

TEMAS – De acordo com a coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano, Fabiana de Carvalho, cada ano de ensino tem uma temática a ser trabalhada. “No 6º ano, trabalhamos ao longo do ano letivo a temática da ecopapelaria. No 7º ano, o tema foi artesanato sustentável. No 8º ano, foi trabalhado o tema de empreendedorismo social, com campanhas de doação e atividades em instituições como Lar Vicentino; já o 9º ano aproveita todo evento da Escola para fazer sua festa de formatura de fim de ano, indo além do fascículo de orientação fornecido pelo Sebrae”, detalha.

A coordenadora do 1º ao 5º ano, Joceli Silva, explica que os temas dessas turmas foram, respectivamente, ervas aromáticas; ervas medicinais; brinquedos ecológicos; pensar e conhecer os gostos do cliente; e receitas culinárias. “Percebemos o desenvolvimento dos alunos já nas suas atitudes, e os pais também elogiam os efeitos disso na vida de seus filhos. É um projeto muito bonito”, resumiu.

Galeria de fotos

Unicom

EMPRESAS


logo fieac

ACESSO RESTRITO


Intranet

ENDEREÇO


SESI-DR/AC
Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3901-4490 /4499
UNIDADE INTEGRADA
DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ

Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

logo bndes0001


banner cin   banner Legislacao   cub acre 2017   cont sindical

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Itens filtrados por data: Segunda, 09 Outubro 2017